quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Pilates na prevenção de quedas em idosos


A cada dia que passa a população aumenta a sua expectativa de vida e com o envelhecimento o corpo sofre ações naturais do tempo. Essas mudanças provocam diminuição do equilíbrio, da força, resistência e elasticidade. Isso, somado com a falta de atividade física, aumenta o risco de quedas na terceira idade.
O Pilates contribui para uma melhora nesse quadro. Ele trabalha músculos mais profundos do corpo, como transverso do abdômen, multífidos, assoalho pélvico, glúteo máximo e diafragma, que fazem parte de um cinturão de força chamado de Power House (Casa de força). Esse cinturão ajuda na estabilização do corpo, promovendo um melhor equilíbrio e evitando lesões mais graves na coluna. Além disso, o método aumenta a flexibilidade, a mobilidade das articulações, a coordenação motora, concentração e consciência corporal, promovendo uma melhora na qualidade de vida.
As aulas são dinâmicas, com grande variação de exercícios que fazem estímulos diferentes ao corpo. Cada aluno tem um atendimento personalizado, onde suas limitações são respeitadas e a evolução é feita de forma gradativa. Os exercícios são passados de acordo com as necessidades de cada um, a partir de uma avaliação prévia. Dessa forma, qualquer pessoa pode praticar o método. Francielle Macêdo (209617-F) Fisioterapeuta Instrutora de Pilates Monitora do Instituto Brasileiro de Pilates Especialista em Urofisioterapia e obstetrícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário