quarta-feira, 26 de outubro de 2016

O papel do instrutor no método Pilates


O profissional que se propõe a dar aula de Pilates tem que ter formação de nível superior nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, educação física ou dança, para assim realizar a formação no método Pilates.
Ao primeiro contato com o aluno o instrutor necessita realizar uma avaliação com a finalidade de conhecer o perfil desse aluno, possíveis patologias, objetivos do aluno quanto ao método para depois traçar um plano de aula individual onde o instrutor irá se atentar a localizar qual o ponto chave a ser trabalhado contudo sem deixar de olhar o indivíduo como um todo.
Durante a aula o instrutor tem que ter a sensibilidade de perceber qual a melhor forma de passar o exercício para cada aluno, podendo ser por comando verbal e/ou visual. Faz-se importante a atenção deste aluno durante toda a aula para que não haja uma execução errada do exercício passado, estar atento às limitações frente ao grau de dificuldade de cada exercício, observar a respiração adequada bem como a contagem das repetições e pausas entre as séries; também explicar em como os exercícios irá favorecer a melhora e manutenção da saúde.
Outro ponto importante no papel do instrutor no método Pilates é o vínculo que deve ser estabelecido entre aluno e instrutor, visto que muitos alunos utilizam o método como uma válvula de escape para o estresse do dia a dia e assim busca no studio um local de socialização, cabendo ao instrutor saber mediar para que não haja interferência na aula e acolher este aluno para que se sinta bem no ambiente que ele escolheu para a prática do método.
Talita T. V. Fernandes
Terapeuta Ocupacional (12909-TO)
Instrutora de Pilates
Oficina de Pilates: 3022.8448 | 4141.2420
#oficinadepilates #porquepilates #pilates

Nenhum comentário:

Postar um comentário